O termo “design” refere-se às práticas criativas voltadas para o planejamento e criação de quaisquer coisas, que podem ser objetos, como uma escova de dente ou uma casa, mas também podem ser serviços, processos, sistemas, empreendimentos e, até mesmo, políticas públicas.
Design Thinking é uma abordagem que pode ser entendida como “o modo de pensar dos designers”.
Os cinco componentes do design thinking:
ü Imersão
É feito o entendimento e o enquadramento do problema deve ser utilizados todos os recursos disponíveis: reuniões de alinhamento estratégico, pesquisas de campo e pesquisas desk (pesquisas feitas em livros, revistas, na internet, entre outras).
ü Análise
A informação é examinada e sintetizada, sendo então agrupada por tipos e representada por meio de “cartões de insight”.
ü Ideação
Ocorre a elaboração de propostas. Aqui, técnicas para estimular a criatividade, como o brainstorming, são utilizadas para se chegar a ideias que possam contribuir na resolução do problema que se está enfrentando
ü Prototipação
Quando as ideias surgidas na ideação tomam forma, surgem os primeiros modelos. Quando estamos prototipando produtos, podemos utilizar quaisquer recursos que permitam a materialização daquele produto, como massa de modelar, papelão, isopor, madeira, enfim, qualquer material capaz de representar, mesmo que de forma aproximativa e rudimentar, como será aquele produto. Uma ferramenta também muito conhecida para modelar os protótipos é o Modelo de Negócios Canvas (Business Model Canvas).


Nenhum comentário:
Postar um comentário