Técnicas de criatividade


Processo Criativo


O processo criativo é a base da estruturação de boas ideias para um projeto. Times e profissionais precisam se guiar por etapas que permitem os estudos da situação para, então, chegar à solução do problema. É um processo de estruturação de um pensamento com o objetivo de exercer a criatividade em prol de alguma atividade necessária. Dessa forma, executar um processo criativo é direcionar os esforços para capacitar um time ou uma pessoa a ter mais ideias.

Os três principais componentes desse processo são:

·         Observação, ou seja, observar a si mesmo e ao mundo à sua volta com atenção;

·         Reflexão, onde o indivíduo deve pensar e questionar o tempo todo, ambos envolvem pes­quisas e estudos. 

·         Ação, que consiste em produzir, modelar, dar forma às ideias, criar esboços, protótipos, fazer sucessivos testes e ajustes e implementar

 




Por isso a importância do processo criativo, onde o indivíduo planeja suas atividades com criatividade, esforço e inovação, e assim, constrói um produto/ideia que tenha algum valor, tanto para ele, como para o restante da sociedade.

 

 

Imaginação e criatividade não são a mesma coisa?


      Não, não são. Certamente a imaginação faz parte do processo criativo, mas quando falamos em criatividade estamos, necessariamente, falando em ação. Criar significa criar algo e isso se dá em virtude não apenas da imaginação, mas também de muito esforço, dedicação, disciplina, insistência, experimentação e por aí vai. Ou seja, a criatividade não é um momento mágico em que somos tocados por algum instrumento divino, como uma lâmpada que se acende e nossa criação está pronta, perfeita, maravilhosa, original, incrível! A criatividade é um processo. E, na maioria das vezes, ele é longo, demorado, e pode ser até mesmo sofrido.


Técnicas para estimular a criatividade


ü Senta Aqui

   Para realizar os exercícios de visualização, você pode iniciar com a meditação e/ou a respiração. Aos poucos, vá levando a sua atenção para aquilo que deseja visualizar. Imagine o que quiser – uma imagem, uma cena, uma situação - e vá contemplando todos os seus detalhes, um por um, como se eles estivessem ali, diante de você. Permita-se se divertir em suas visualizações. É como sonhar acordado(a), só que mais atento(a). Tome um tempo para si e imagine aquilo que deseja ver realizado ou qualquer outra situação agradável, enfim, escolha o cenário que mais lhe contente e aproveite essa experiência! Você vai aprimorar muito suas competências de imaginação, observação e poder criativo.

 

 

 


ü Papel e Caneta

Rabiscar ajuda na formação da memória de curto e longo prazo, melhora a concentração e estimula a criatividade. O uso da linguagem visual engendra um caminho diferente para a mente criar, porque promove um acesso neurológico diverso do modo linguístico, ao qual a nossa mente está habituada (escrever, ler, falar e escutar). Por isso, recomendamos que você experimente essa técnica simples e divertida para exercitar sua criatividade. Reserve alguns minutos, pegue uma folha de papel e comece já a rabiscar!




ü Fala que eu te escuto

    Contar com vários cérebros pode ser muito valioso na hora de definir e solucionar um problema. E existem algumas orientações simples que podem ajudar a fazer o brainstorming funcionar melhor. O objetivo do brainstorming é coletar o maior número de ideias espontâneas. É preciso escrever ou falar o que vem à mente. E a primeira censura que temos de cancelar é a nossa! Não reprima suas ideias. Pensar, falar e escrever livremente desbloqueiam a nossa criatividade. Nada de grades, nada de medo de rejeição. Sua ideia mais louca pode ser a chave para solucionar um problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário