Atividade
da semana 23
Nesta aula o professor deve apresentar as principais técnicas de
criatividade, para isso ele deve montar uma apresentação em Power Point ou
utilizar o blog para apresentação. Após a explanação o professor deve propor
uma atividade para sistematização e concretização do conteúdo.
O
professor poderá utilizar a Metodologia Ativa do Mapa Mental para sintetizar os
conceitos aprendidos nesta aula.
Etapa
1: Defina o tema principal. O título do mapa mental deve ser escrito em letras
grandes no meio do papel. Na hora de escrevê-lo, leve em consideração: sobre o
que será o mapa mental? Qual é seu objetivo ao montá-lo?
Etapa
2: Elenque os subtópicos principais. Quais os pontos mais importantes do seu
tema? O que não pode ser esquecido? Levante quais são esses pontos e resuma
cada um em uma ou poucas palavras. Escreva cada subtópico nas laterais do papel
com uma cor diferente e puxe uma seta do título apontando para eles. As cores
auxiliam a memória a reter os grupos de informações que estão relacionadas
através das mesmas cores. Na hora de escrever, use uma letra menor que a letra
do título para exemplificar a hierarquia de cada assunto.
Etapa
3: Escreva os tópicos relacionados à cada subtópico. Anote as informações
relacionadas à cada subtópico utilizando outros subtópicos com palavras-chave,
como na etapa anterior. Siga as cores utilizadas nos subtópicos principais,
escreva letras menores e puxe setas a partir do subtópico relacionado. Não há
limite para quantidade de palavras puxadas nem de subtópicos de subtópicos.
Por
fim peça que alguns alunos apresentem o seu mapa para o restante da turma. É
uma ideia simples, que seus alunos gostaram de fazer, e verão com clareza de
pensamento e reflexão melhorar significativamente o aprendizado.
Atividade
da semana 24
Peça aos estudantes que se reúnam em grupos de 4 integrantes, e
proponha a seguinte reflexão: Existem problemas, dificuldades ou alguma situação
relacionada ao ensino integral na escola, que você ache que pode ser melhorado?
Quais medidas poderiam ser tomadas pela comunidade escolar para dirimir estes
problemas?
O processo
de reflexão deve ser conduzido por meio do design thinking. É importante
que o professor se coloque como um mentor, um conselheiro, interferindo o
mínimo possível no processo e apenas contribuindo com orientações e tirando
dúvidas, quando necessário. E, nesse sentido, procure não oferecer respostas,
mas, sim, fazer mais perguntas aos estudantes. Promova a reflexão através de
questionamentos.
Etapa
1: Imersão - Para compreender
tudo que for possível sobre o problema, os alunos devem tomar nota de suas
observações, identificar quem são os envolvidos na situação e conversar com
essas pessoas, fotografar, desenhar etc.
Etapa
2: Análise – Com o intuito de reunir e organizar as informações
coletadas, os alunos voltam a se reunir para conversar sobre o que foi
percebido e organizar os dados coletados, garantindo que todos os integrantes
do grupo possam ter uma visão abrangente da situação.
Etapa
3: Ideação - O objetivo é construir as propostas de solução através
de serviços ou produtos. Recomende aos seus estudantes que realizem um brainstorming
(uma “tempestade de ideias”) e que, para isso, um deles atue como moderador
da sessão. Lembrando que o papel do moderador não é de liderança, mas, apenas
de alguém que irá garantir a fluência da sessão, determinando o início e o
encerramento, organizando as dinâmicas e fazendo anotações quando necessário.
Serão utilizados aqui papéis, post-its, lápis e canetas coloridas.
Uma
das técnicas usadas no brainstorming, são os post-its. A ideia é
construir um ambiente onde não haja julgamento.
1. Reúna
todos os alunos em um círculo.
2. Disponibilize
para cada aluno um marcador permanente e uma pilha de post-it.
3. Explicar
qual é o objetivo do brainstorming: Criem ideias sobreo que vocês acham que
pode ser feito para melhorar o ensino integral.
4. Incentive
os seus alunos a desenhar as suas ideias ao invés de escrevê-las.
5. Iniciar
o temporizador. No máximo 15 minutos.
Cada
aluno vai trazer para você muitas ideias, e o seu mural de post-it vai
aumentando e o aluno vai explicar a sua ideia rapidamente para os outros colegas.
Esse
é o momento, em que os alunos irão para tudo o que estiverem fazendo para
prestar atenção na nova ideia. A intenção do professor, será incentivar os
alunos a construir as ideias e transformá-las em realidade
Etapa
4: Prototipação – Servirá para
modelar e testar suas ideias. Ofereça também alguns recursos simples como
papéis, papelão, materiais recicláveis, como latas e garrafas pet, massa de
modelar, entre outros, se necessário, para a construção dos modelos de
produtos. oriente-os a fazer uso de dinâmicas teatrais e representações visuais
em folhas de cartolina. Peça a cada grupo que apresente seu protótipo para os
demais colegas e oriente que se mantenham abertos para perguntas, críticas e
sugestões, sempre tomando nota.
Etapa
5: Avaliação - os grupos
voltam a conversar sobre o andamento do projeto e sobre seus protótipos. E é
importante que essas impressões sejam apresentadas por escrito, ou mesmo
oralmente, ao final da atividade.
Atividade
da Semana 25
Para complementar o que foi estudado na semana 24, os alunos devem permanecer divididos em grupos para fazer uma pesquisa de campo, ou seja, visitar outras escolas de período integral e conversar com os alunos sobre o que tem dado certo e o que eles acham que pode melhorar no ensino. Dessa forma, a aprendizagem ativa dá um salto na relação entre professores e alunos, que, neste formato, são estimulados a tomarem a frente, com maior interação e independência, participando ativamente do processo.
Após a incursão eles retornam e escola e escrevem a proposta do que eles acreditam que pode ser feito para melhorar o ensino integral na escola.
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